O deputado federal Arthur Lira (PP) anunciou que seu bloco partidário vai pleitear a presidência da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. O anúncio foi feito durante a assinatura de convênios entre o município de Arapiraca e a Codevasf junto ao prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o superintendente do órgão, Joãozinho Pereira.
Mesmo que considere um acordo difícil entre o governo e a oposição, o deputado afirmou que a escolha vai se dar no voto – onde tem vantagem sobre os demais postulantes. “Na câmara já ficou acertada que a presidência ou a relatoria fica com o maior bloco. E numa discussão de presidente e relator, o maior bloco vai pedir a prioridade, e no caso da CPI mista, vai valer o voto. Pode ter um senador e um deputado candidato a presidente, o eleito vai ser o que tiver mais voto”, disse.
Ao ser atribuída a Arthur Lira a liderança do maior bloco da Câmara, formado por 172 deputados federais, o presidente da Câmara se mostrou incomodado. “Mas não [sou líder desse bloco]. Eu tive 464 votos. O bloco de 145 são meus eleitores, o bloco de 172 são meus eleitores, o PT e o PCdoB são meus eleitores e o PL votou também comigo. Tenho que ter muito cuidado nesse momento. Os blocos são formados para ocupar espaços internos, e não para disputas políticas”, afirmou.
Ao lado de Barbosa, Arthur Lira não esqueceu de alfinetar o senador Renan Calheiros (MDB), seu principal adversário que não deixa de criticar sua atuação na Câmara. O deputado federal anunciou, junto a Luciano e fazendo menção ao prefeito de Maceió, JHC, que durante o mês de maio fará uma reunião ampliada com todo o grupo político com o objetivo de ‘demarcar território’.
“Agora em maio nós haveremos de fazer um evento amplo, para demonstrar que Alagoas não tem dono. Posicionamento político a gente vai ter, mas daqui a dois anos. Tem gente que perde muito tempo em agredir e esquece de trabalhar. Então criamos a seguinte metodologia: Ninguém responde a quem não trabalha. Vamos responder com trabalho aqueles que só usam a boa fé pra se manter”, disse o deputado.
Arthur Lira esteve em Arapiraca para assinar o convênio de liberação de emendas para dois projetos da gestão do prefeito do município, Luciano Barbosa: o Terra Pronta, que conta com o apoio de liberação de maquinário para agricultores arapiraquenses, e o financiamento dos trechos 2 e 3 da Ciclovia do Trabalhador, que corta a cidade de norte a sul.