A chuva intensa que atinge Alagoas desde a noite de terça-feira (01) trouxe dificuldades para os moradores de cidades litorâneas e da Zona da Mata, especialmente nesta quarta-feira (02). Com alagamentos nas ruas, trechos intransitáveis e rajadas de vento, a população enfrentou sérios transtornos para se deslocar.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), o município de Porto Calvo foi o mais atingido pela chuva, registrando 50 milímetros nas últimas 24 horas. Em Maceió, o acumulado foi de 42mm. A meteorologista Fernanda Liz explicou que em apenas um dia de precipitação, a chuva correspondeu a cerca de 10% do total esperado para todo o mês de abril. “A previsão é que para abril, o total de chuva esperado seja de 200mm para o Litoral, 190mm em Maceió e 150mm para a Zona da Mata. Já atingimos um volume significativo em apenas 24 horas”, comentou em entrevista ao TNH1.
De acordo com a meteorologista, as condições climáticas devem permanecer instáveis, com possibilidade de mais chuva na manhã de quinta-feira (03), embora a intensidade seja menor. “O Litoral Norte e a Zona da Mata foram as áreas mais afetadas até o momento, mas a chuva deve se deslocar para o Agreste e Sertão, com menos intensidade”, explicou Liz.
A Defesa Civil de Maceió tem acompanhado a situação de perto e, até o momento, mobilizou suas equipes para uma ocorrência sem gravidade. No entanto, o órgão emitiu um alerta para o risco de deslizamentos de terra caso as chuvas continuem. A população que reside em áreas de risco foi orientada a procurar abrigo em locais seguros. “Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil ligando para 199”, informou a nota da Defesa Civil.
A Semarh-AL emitiu um aviso meteorológico, destacando que as pancadas de chuva devem continuar, com maior intensidade na metade norte do estado, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e parte do Agreste. Além das chuvas, a previsão é de rajadas de vento em pontos isolados, o que pode causar destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas. O aviso meteorológico é válido até quinta-feira (03), com possibilidade de chuvas significativas nas próximas 24 horas.
A previsão aponta para a formação de nebulosidade convectiva, que pode causar rajadas de vento moderadas e intensificar o risco de danos. As chuvas também podem resultar em alagamentos em áreas com problemas de drenagem urbana. A Semarh-AL alertou que, apesar dos riscos, não há previsão de elevação nos níveis dos principais rios e lagoas do estado.
A população deve continuar acompanhando os alertas das autoridades locais e tomar precauções para evitar transtornos maiores.