Reportagem do jornalista Carlos Madeiro, no portal UOL, traz uma revelação positiva e ao mesmo tempo surpreendente: pelos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), todas as 21 escolas públicas do Brasil com nota 10 nos anos iniciais em 2023 estão no Nordeste – e cinco delas em Alagoas.
A surpresa é pelo fato de Alagoas até agora ser reconhecido como um dos Estados de baixos indicadores na área de educação.
Na atual avaliação do IDEB o Ceará figura em primeiro lugar, com 15 escolas, e Pernambuco tem uma unidade com nota máxima, conforme informações do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os anos iniciais fazem parte do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano e o interessante é que das unidades contempladas em Alagoas nenhuma é de Maceió, capital do Estado. As escolas são todas do interior, sendo duas em Coruripe, duas em Teotônio Vilela e uma em União dos Palmares.
São elas: Vereador José Wilson Melo Nascimento (Coruripe), Professora Maria Rocha Santos Silva (Coruripe), Professora Marcia Neusilene Da Trindade Batista (Teotônio Vilela), José Pereira de Andrade (Teotônio Vilela) e Doutor José de Medeiros Sarmento (União Dos Palmares)
O IDEB faz essa avaliação desde 2007 e até então a nota máxima alcançada pelas escolas era 9,9, chegando a 10 apenas agora em 2023 – vale dizer que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o resultado.
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros