Na última segunda (3), o deputado federal Eduardo Bolsonaro divulgou um vídeo em suas redes sociais destacando as falas do ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Benz, onde ele denuncia uma suposta interferência do país nas eleições brasileiras.
O parlamentar afirma que a influência do governo Biden nas eleições brasileiras, segundo Benz, teria ocorrido através da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).
“Mike Benz está botando para fora toda a influência do governo Biden em eleições em outros países. Isso atinge diretamente o Brasil. Dinheiro do pagador de impostos americanos, através da USAID, uma agência americana que se propõe a levar ao exterior as políticas do governo americano”, disse.
Ainda segundo Benz, a suposta interferência teria ocorrido através de manipulação do debate público contra a reeleição do então presidente Jair Bolsonaro.
Ele especificou práticas como a desmonetização de conteúdos que apoiavam Bolsonaro, a redução artificial do alcance das postagens e até a remoção de contas que expressavam apoio ao ex-presidente.
Apesar das denúncias, Mike Benz ainda não apresentou nenhuma prova que sustente essas supostas irregularidades que tenham sido cometidas por organizações americanas.