Expressão que ouvi, há poucos dias, de um interlocutor com trânsito político fácil em Alagoas e em Brasília: “Fernando Farias está gostando de ser senador”.
Uma tradução simples para essa expressão é que o empresário, executivo do Grupo Carlos Lyra e que foi eleito em 2022 primeiro suplente de Renan Filho (MDB), tem intenção de continuar no mandato de senador, que exerce desde quando o titular assumiu o Ministério dos Transportes.
Nos poucos meses de Senado, Fernando Farias tem se destacado pela assiduidade, pela eficiência e pela fidelidade às questões relevantes que lhe têm sido colocadas.
Significa dizer também que, pelo andar da carruagem, são grandes as possibilidades de Renan Filho concorrer mais uma vez ao governo do Estado, em 2026, e vencendo, permitir a Fernando Farias (MDB) ser efetivado como senador pelo restante o mandato.
Outra observação colocada: apesar de estar como Ministro dos Transportes, Renan Filho mantém raízes em Alagoas – a mulher, Renata, é conselheira do Tribunal de Contas do Estado, e os filhos continuam matriculados em colégios de Maceió.
Por fim, além dessa hipótese de volta ao governo, em 2026, o interlocutor coloca outra possibilidade futura para Renan Filho, que já teria sido discutida internamente no MDB: concorrer com JHC (PL) no próximo ano, na disputa pela Prefeitura de Maceió, dependendo de pesquisas a serem feitas em momento oportuno, no início de 2024.
“Indiscutivelmente, Renanzinho seria o nome mais forte do MDB para encarar o favoritismo do atual prefeito”, conclui essa fonte.
Dando certo uma das alternativas – Prefeitura ou Governo do Estado – estaria de bom tamanho para o senador em exercício Fernando Farias.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior