Imagens capturadas por um drone do Instituto Biota registraram um momento inusitado na última sexta-feira (17): um peixe-boi marinho interagindo com uma jangada na Praia de Garça Torta, em Maceió. No vídeo, o mamífero se aproxima da embarcação e, aparentemente curioso, “abraça” a jangada enquanto os pescadores observam a cena.
Um dos pescadores tentou afastar o animal com um remo, mas o peixe-boi permaneceu ao lado da jangada e até recebeu água de um dos homens. A interação, que gerou grande comoção, foi monitorada pelo biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota, que explicou que o animal não apresentava sinais de perigo e estava apenas explorando o ambiente.
“Não fizemos nenhuma intervenção, pois o peixe-boi estava bem e apenas interagindo com a jangada. Nosso monitoramento com o drone foi para garantir que ele estava saudável”, afirmou Stefanis.
Em suas redes sociais, o Instituto Biota ressaltou que, embora o momento seja encantador, ações como dar comida ou água aos animais marinhos são proibidas por lei e podem colocar a saúde deles em risco.
“Lembrando que eles têm tudo que precisam no habitat natural. No mais, é contemplar (à distância) o quanto a natureza é incrível e comemorar que as ações desenvolvidas pela conservação dessa espécie estão dando bons resultados”, destacou a instituição na legenda da publicação.
Na manhã do último domingo (19), o mesmo peixe-boi foi avistado novamente, desta vez interagindo com outra jangada, que estava sem tripulantes a bordo. O episódio reforça o comportamento curioso e sociável da espécie, que tem sido foco de esforços de conservação na região.