O deputado Doutor Wanderley (MDB) destacou nesta quarta-feira, 13, que o Programa Bate Coração da Secretaria de Estado de Saúde, criado para atender os infartados em Alagoas, já começou a ser operacionalizado. “Está atuando em todo o Estado, desde a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi até a UPA de Delmiro Gouveia, passando por todos os hospitais da nossa rede pública estadual, além do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues, na cidade de Santana do Ipanema. É um fato importante, pois as doenças cardiovasculares são as que mais matam em Alagoas”, afirmou.
O deputado explicou que em todas estas portas de entrada de emergência existe uma estrutura para que em 10 minutos, por via remota, seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento da forma mais rápida e adequada. “Nós somos o primeiro Estado no Brasil a ter uma rede estadual de tratamento do infarto do miocárdio. No Governo do Renan Filho, nós tínhamos um programa de infarto estruturado só no Hospital Geral do Estado (HGE) e agora, com essa rede estadual, esperamos baixar a mortalidade do infarto do miocárdio”, comemorou.
Por fim, Doutor Wanderley propôs uma moção de reconhecimento ao governador Paulo Dantas, ao secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes, e à direção do Hospital do Coração Alagoano Adib Jatene, que coordena esse ambicioso programa de tratamento.
Ascom ALE