Promover o diálogo, aproximar a segurança pública das pessoas e incentivar a colaboração da população na construção de uma sociedade mais segura. Esses foram os principais objetivos de uma série de ações realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) nos municípios de Belém e Cacimbinhas, entre os dias 1º e 4 de abril.
As atividades, organizadas pela equipe do Disque-Denúncia (181), contaram com o apoio das prefeituras locais e do 10º Batalhão da Polícia Militar. A proposta foi sair dos gabinetes e ir até onde a população está: escolas, postos de saúde, centros de assistência social, comércios e espaços comunitários.
Durante os encontros, moradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, receber orientações e participar de palestras voltadas, principalmente, para mães de alunos e lideranças das comunidades.
Para Eliane Araújo, chefe do Disque-Denúncia, essas ações representam um passo importante na construção de uma relação de confiança entre os cidadãos e os órgãos de segurança. “Reforçamos que qualquer pessoa pode contribuir com informações, de forma totalmente anônima. Nosso canal é seguro, sigiloso e essencial para coibir práticas criminosas e garantir uma convivência mais pacífica em nossas comunidades”, enfatizou.
Além das conversas, a equipe distribuiu panfletos e cartazes com informações sobre como utilizar o 181, canal gratuito e anônimo para denúncias de crimes ou situações suspeitas.
Embora estivesse previsto o atendimento também no município de Tanque D’Arca, a grande demanda em Belém e Cacimbinhas acabou exigindo mais tempo das equipes, o que adiou a ida à cidade. A visita, porém, continua nos planos da SSP.
As ações de aproximação com a população terão continuidade. No próximo dia 10 de abril, será a vez do CEPA, em Maceió, receber o projeto, com foco especial em atividades dentro das escolas.