A cidade de Arapiraca realizará a diplomação do prefeito reeleito Luciano Barbosa (MDB), da vice-prefeita Rute Nezinho (PP), e dos vereadores eleitos e reeleitos no próximo dia 18 de dezembro, às 10 horas, no Planetário Municipal e Casa da Ciência. A cerimônia diplomará um total de 21 eleitos, incluindo 16 vereadores e três vereadoras.
Luciano Barbosa foi reeleito com 100.890 votos, correspondendo a 85,04% dos votos válidos, em uma eleição que contou com a desistência do ex-deputado estadual Tarcizo Freire (Solidariedade) e a participação de Fabiana Pessoa (PL), Lindomar Ferreira (PSDB) e Sílvio Cezar (PSOL).
Além dos eleitos, a Justiça Eleitoral entregará certificados aos primeiros e segundos suplentes ao cargo de vereador. A diplomação, que marca o encerramento do processo eleitoral, é uma exigência legal para a posse, prevista para o dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Vereadores.
A solenidade será conduzida pelos juízes André Gêda (22ª Zona Eleitoral) e Luciana Raposo (55ª Zona Eleitoral).
Após a posse, ocorrerá a eleição da nova mesa diretora do Legislativo Municipal. Há rumores de que o atual presidente, vereador Sérgio do Sindicato (PP), busca a reeleição para o biênio 2025/2026, mantendo-se como uma figura de destaque na Câmara de Arapiraca.
O evento reforça o compromisso com a democracia e a legitimidade dos mandatos conquistados nas urnas, encerrando o ciclo eleitoral com a entrega oficial dos diplomas.