Os candidatos à primeira habilitação vão poder agendar os exames teóricos no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) em Maceió e no município de Santana do Ipanema. A marcação deve ser feita no site do órgão, o detran.al.gov.br, a partir desta segunda-feira, 20.
A autarquia também realizará, de 20 a 24 de julho, a entrega do Certificado de Registro do Veículo (CRV) para os usuários que fizeram, antes de março, procedimentos como 1º emplacamento, transferência de propriedade/UF, alteração de característica/dados do veículo ou a 2ª via de CRV e não conseguiram pegar o documento. Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que foram devolvidas pelos Correios também serão entregues neste período.
A autorização para a entrega de documentos foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado de sexta-feira. O atendimento na capital será no SAC Miramar, SAC Maceió Shopping e Detran Sede, e em todas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.
Para buscar o seu documento no órgão, o usuário deverá realizar o agendamento no site, com o dia, horário e local. Nos casos de CNH, é necessário que, antes do agendamento, o condutor verifique se o documento foi realmente devolvido ao Detran. Basta acessar o site, ir em consulta de CNH, e lá ele encontra o código de rastreamento dos Correios e pode conferir o local onde sua habilitação está. Caso não consiga fazer o rastreio, pode entrar em contato com o Call Center por meio dos números 0800 082 0154 ou (82) 3315-1533.
Já aqueles que desejam buscar o CRV, conhecido como recibo de compra e venda, devem fazer o agendamento para o local em que o processo foi iniciado. O mesmo critério serve para os outros postos de atendimento disponíveis. Nos dois casos, entrega de CNH ou CRV, é necessário levar um documento pessoal com foto.
Exames Teóricos
O agendamento para os exames teóricos podem ser feito acessando o site na aba “Serviços”, “Habilitação”, “Agendamento” e “Exames”. Para cumprir as recomendações sanitárias de prevenção ao coronavírus, a autarquia reduziu em 50% o número de vagas disponibilizadas normalmente.
Fonte – Extra