Deputados do Partido Liberal (PL) preveem propor um projeto de lei que visa anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A ideia partiu do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e prevê perdoar eventuais crimes eleitorais cometidos por Bolsonaro em 2022. Sanderson anunciou que irá protocolar esse projeto na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (29).
Segundo a analista de Política da CNN Renata Agostini, a ideia de criar um projeto de lei para “perdoar” Jair Bolsonaro não é isolada, mas não deve prosperar.
Formada por 99 deputados, a bancada do PL na Câmara se divide entre aqueles que apoiam o projeto e que acreditam que o julgamento de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é “político”, contra uma parcela que está mais “interessada” em outros assuntos.
O ex-presidente é alvo de uma ação do PDT no TSE. O partido acusa o ex-presidente de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações em uma reunião que ele fez com embaixadores em julho de 2022.
Caso seja condenado, o ex-presidente pode ficar inelegível por oito anos. Até o momento, o placar do julgamento está 1 a 0 a favor da condenação, após o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves. O julgamento será retomado nesta quinta-feira.
Fonte – CNN Brasil