No último dia 15 desse mês, representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde se reuniram com o Ministério da Saúde que reconheceu o surto de meningite meningocócica na cidade de Maceió. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até 12 de setembro, foram registrados 29 casos de meningite meningocócica, sendo 23 casos na capital, e 11 mortes pela doença no estado.
No mesmo dia 15, o deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) enviou um ofício para a ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, solicitando o envio de vacinas contra meningite B, para Maceió.
“Desde a semana passada solicitei a ministra Nísia que adquira vacinas da meningite B para AL. Já que a prefeitura não comprou, minha luta será para colaborar e conseguir as vacinas para população o quanto antes”, cobrou o parlamentar em postagem nas redes sociais [https://www.instagram.com/p/CxWUdyRJysM/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==].
Em resposta ao ofício, o Ministério da Saúde informou que a solicitação foi inserida no Sistema Eletrônico de Informações e enviada à área competente para análise.