Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 14 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»DEPUTADO RAFAEL BRITO APRESENTA PL QUE REGULA OFERTA DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    DEPUTADO RAFAEL BRITO APRESENTA PL QUE REGULA OFERTA DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR

    2023-08-29T15:54:27-03:000000002731202308

    O deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) apresentou, no início deste mês, um projeto de lei 3876/23 que regula a oferta de alimentos no ambiente escolar, para garantir alimentação adequada e saudável aos alunos, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.

    De acordo com o parlamentar, a oferta dos gêneros alimentícios nas escolas deve seguir as diretrizes previstas para a alimentação escolar no intuito de proporcionar aos estudantes, em especial àqueles que ainda estão em fase de desenvolvimento e aos que se encontram em algum grau de insegurança alimentar, refeições nutritivas.

    Na justificativa do projeto (inserir link), o deputado indica, por exemplo, a proibição da oferta e comercialização em cantinas, refeitórios, restaurantes e lanchonetes, das escolas públicas e privadas da educação básica, alimentos ultraprocessados, preparações e bebidas com altos teores de calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal, com adição de adoçantes.

    Segundo o parlamentar, essa medida é importante uma vez que a escola, junto com o núcleo familiar, integra o processo de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida.

    “Nossos estudantes têm 200 dias letivos e fazem ao menos uma refeição na escola. Para muitos, a merenda escolar é a principal de seus dias. Temos que olhar com atenção para esses alimentos que estão sendo ofertados no ambiente escolar”, alertou Rafael.

    Em pronunciamento no plenário, no último dia 16, o deputado reforçou o pedido para que os alimentos ultraprocessados, como bebidas saborizadas artificialmente, refrigerantes, alimentos ricos em açúcar e sódio adicionado de aditivos químicos, sejam proibidos no ambiente escolar.

    “Não é possível que a gente tenha o PNAE, que é dinheiro público, colocado dentro da alimentação escolar, e esse mesmo recurso esteja trabalhando para colocar nossas crianças e jovens dentro do sistema da saúde, por causa do consumo de produtos que provocam diversas doenças.”, explicou Rafael.

    A expectativa é que o PL seja avaliado pela Comissão de Educação nos próximos dias.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.