Na sessão ordinária desta quarta-feira, 3, o deputado Lelo Maia (União Brasil) cobrou a criação de uma patrulha de proteção a crianças e adolescentes em Alagoas. Maia destacou a prisão de um homem em Rio Largo, na última segunda-feira, acusado de enviar fotos íntimas e áudios para aliciar uma criança.
Apesar da prisão em flagrante, o indivíduo foi solto no dia seguinte por decisão do Poder Judiciário, conforme informou o parlamentar. “Ele foi preso em flagrante, mas no outro dia, por entendimento do Poder Judiciário, foi solto”, lamentou Maia. Em resposta, foram aplicadas medidas protetivas para a criança, incluindo o distanciamento monitorado via tornozeleira eletrônica para o suspeito.
O deputado criticou a falta de um batalhão específico para proteger crianças e adolescentes no estado. “Alagoas não tem um batalhão de proteção específica para crianças e adolescentes”, afirmou Maia, lembrando que já apresentou uma indicação ao Governo do Estado para a criação dessa patrulha.
Maia ressaltou a importância de ter forças policiais estaduais dedicadas a cumprir as medidas protetivas determinadas pela lei Henry Borell. “O Poder Judiciário defere medidas protetivas para crianças e adolescentes, porém não tem quem cumpra essas medidas”, destacou o deputado. “Estamos diante de um caso real que demonstra a necessidade da criação de uma patrulha de proteção a crianças e adolescentes”.
A demanda de Lelo Maia sublinha a urgência de ações concretas para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes em Alagoas, ressaltando a importância de proteger esses grupos vulneráveis.