O deputado Inácio Loiola (MDB) celebrou na sessão desta quarta-feira, 3, três datas comemorativas: o Dia do Sertanejo, o Dia do Parlamento e o Dia do Taquígrafo. Referindo-se à primeira data, Loiola informou que na década de 60, por iniciativa da Rádio Aparecida, foi criada uma homenagem aos violeiros que iam à cidade de Aparecida do Norte para acompanhar as missas e tradições.
“O sertanejo é o símbolo de um povo humilde e aguerrido, que carrega características bastante fortes, de uma fé inabalável diante das coisas da vida, sempre colocando-se no lugar do outro e que, mesmo diante das adversidades, continua acreditando que é possível vencer”, disse o deputado em seu discurso, citando Euclides da Cunha: “O sertanejo é antes de tudo um forte”.
Dia do Parlamento
Também nesta data, como lembra o parlamentar, celebra-se o Dia do Parlamento, instituído por meio da Lei Federal 6.250, de 27 de julho de 1975. “É uma alusão ao 3 de maio de 1823, quando foi instalada a primeira Assembleia Constituinte, marcando a criação do Poder Legislativo no Brasil”, informou Loiola. O ato foi promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, Magalhães Pinto.
Loiola também fez uma especial deferência à equipe de taquigrafia que trabalha registrando as sessões da Assembleia Legislativa. “Estou parabenizando todos vocês que fazem parte da taquigrafia da Casa Tavares Bastos, um trabalho de grande relevância”, destacou o deputado.
Ascom ALE