O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) segue como um dos mais influentes parlamentares de Alagoas no Congresso Nacional. Mas nunca esteve só. O senador Renan Calheiros nunca perdeu seu protagonismo, mantendo-se como um respeitado articulador político no parlamento e no governo.
Nos últimos quatro anos, outro deputado de Alagoas tem trilhado pelo mesmo caminho. Líder do MDB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões vem ampliando gradativamente sua influência no Parlamento. Nos últimos meses, foi cotado para disputar a presidência da Casa, teve nome especulado para virar ministro da articulação política e para a liderança do governo – este último, todos sabem, ele recusou.
Agora, Isnaldo Bulhões está prestes a ser confirmado como relator do Orçamento de 2026. Este é um dos postos mais desejados da política brasileira. Quem é relator, ainda mais em vésperas de eleição pode muito dentro e fora da Câmara dos Deputados.
Na função, Isnaldo poderá não só ajudar na releição de seus aliados da Câmara dos Deputados, mas também atender outros poderes, a exemplo do Executivo e Judiciário.
Se confirmado na posição, Bulhões confirma a boa fase, devendo se tornar mais forte do que Arthur Lira (PP) na Câmara dos Deputados, pelo menos enquanto durar a relatoria. Mas essa é outra história.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior