O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) apresentou um requerimento de informação junto ao Ministério da Justiça, solicitando esclarecimentos ao novo titular da pasta, Ricardo Lewandowski, sobre as políticas públicas a serem adotadas na área da segurança pública. Este é o primeiro pedido de informações sobre a atuação do novo ministro em tramitação na Câmara dos Deputados.
No documento, Gaspar argumenta que os números apresentados pelo ex-ministro Flávio Dino em relação à segurança não foram suficientes para convencer a população. Apesar da redução de 4,17% nos chamados crimes violentos letais intencionais, o parlamentar ressalta que a sensação de segurança entre os cidadãos ainda é insatisfatória.
“Consideramos importante entender qual será o direcionamento do novo ministro na condução do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, declara o deputado, que questiona as metas, políticas e medidas que serão adotadas para promover a segurança no país, bem como o combate ao crime organizado, a gestão dos presídios federais, a ação das facções criminosas e as estratégias de combate à corrupção.
Lewandowski, ao assumir o cargo, expressou sua intenção de dar continuidade ao trabalho de Flávio Dino, destacando a segurança pública como um dos principais desafios a serem enfrentados pelo Ministério da Justiça.