Texto: Ascom Fátima Canuto
A deputada estadual Fátima Canuto recebeu do Ministério Público de Alagoas (MPE-AL), uma Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados na concretização de políticas públicas de pessoas desaparecidas no estado de Alagoas. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), no auditório do MPE-AL, durante reunião ampliada da Rede de Busca Imediata do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos de Alagoas (PLID-AL).
A honraria foi entregue pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo e pela promotora e coordenadora do PLID-AL, Marluce Falcão. A deputada estadual é autora de três leis que visam garantir mais visibilidade à causa e promover mais celeridade na localização de desaparecidos, sendo a lei que cria o Dia da Busca e da Defesa da Criança Desaparecida; a lei que institui o Dia Estadual da Pessoa Desaparecida e a lei que autoriza o Governo a celebrar convênio com empresas telefônicas para emitir alertas para a população sobre desaparecidos.
“Fico muito honrada e grata com esse reconhecimento do nosso trabalho no Legislativo, visando promover ainda mais a causa da busca por desaparecidos em nosso estado. Acredito que essa é uma questão de segurança pública de extrema importância, além de uma forma de assegurar a dignidade humana e garantir os direitos fundamentais, aliviando a angústia dos familiares e evitando crimes, sobretudo contra pessoas vulneráveis. A união entre os poderes, órgãos, instituições e imprensa é essencial para que possamos avançar na pauta. Agradeço ao Ministério Público pelo reconhecimento e reafirmo nosso compromisso com essa causa”, disse Fátima Canuto.