Nesta sexta-feira (2), o delegado Thiago Prado publicou em suas redes sociais um vídeo onde esclarece se pessoas com transtornos mentais podem ou não ser presas.
De acordo com Thiago Prado, pessoas com transtornos mentais podem, sim, ser presas, principalmente se praticam crimes que envolvem violência ou ameaça grave. “Nesses casos, o preso com transtorno psiquiátrico é enviado a um hospital de custódia e a justiça instaura um procedimento específico para apurar o grau de insanidade da pessoa e assim poder dosar a pena ou medida de segurança a ser aplicada”, explicou o delegado em vídeo publicado no Instagram.
No vídeo, Thiago Prado disse que atestado não impede o indivíduo de receber a pena. “É importante saber que atestado de médico psiquiatra não serve de escudo protetor contra a cadeia”, finalizou.
O vídeo foi publicado pelo delegado Thiago Prado após a prisão do empresário André Miranda nessa quinta-feira (1), suspeito de atirar na secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born. À polícia, André alegou ter problemas psiquiátricos, no entanto, não há informações sobre uso de medicamentos controlados.