Em conjuntura com a temática da segurança, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) participou nesta segunda-feira (30), no Centro de Convenções de Maceió, do lançamento do Programa Coruja, a convite da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. A ocasião contou com a presença de diversas autoridades da cúpula de segurança, além de militares atuantes no combate à violência no estado.
O programa visa qualificar o serviço oferecido pelos oficiais combatentes em casos como ações preditivas de grupos criminosos, análise de riscos e segurança pública baseada em evidências, a fim de traduzir a capacitação desses militares em melhores resultados na segurança pública. Em seu mandato, inclusive, o parlamentar possui um PL voltado para a valorização do profissional de segurança pública, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, esperando somente ser votado em plenário.
O deputado, que é delegado de polícia com atuação por mais de dez anos na função, destacou a necessidade de mais seminários como esse acontecerem. “Fiquei muito feliz com o convite e com o conteúdo do Programa Coruja, que é fazer segurança pública com inteligência. Ver hoje a secretaria dar valor para a inteligência é muito importante. Quanto mais os nossos oficiais, policiais, soldados, agentes e delegados de polícia estiverem conhecendo as armas que podem utilizar contra o crime, mais facilmente nós venceremos essa guerra”, ressaltou.
Como parlamentar, Leonam vem cobrando desde o início do mandato números menores na violência. “Aquilo que eu almejo é o que todo cidadão quer: que não exista crime nenhum. Por mais que se fale em redução da violência nós estaremos sempre inquietos enquanto estivermos assistindo cenas de crimes diariamente. Nós estamos vendo que eles ainda estão acontecendo. Por isso a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Estado só podem sossegar quando essa criminalidade não existir”, reforçou.
Recentemente o próprio deputado protocolou uma indicação solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública a implementação de policiamento 24 horas em vários pontos da cidade de Maceió, como o Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca. Além disso, através de suas redes sociais, tem feito várias críticas aos dados reportados pelo governo, que não refletem aos inúmeros casos noticiados pela imprensa.
“Agora foram nomeados novos policiais civis, mas isso infelizmente não está sendo o suficiente para conter essa marginalidade que vem crescendo. Não dá para a gente passar um pano na crescente violência que vem assolando todo o estado. São homicídios, roubos, latrocínios que atingem não só a parte baixa da cidade de Maceió, como a parte alta também”, pontuou em sua colocação em sessão na Assembleia Legislativa.
Fonte – Tribuna Hoje