Uma ação coordenada envolvendo agentes de fiscalização, segurança e infraestrutura da Prefeitura de Maceió realizada nesta terça-feira, 22, tem como alvo a barraca de praia que abriga o restaurante e a pizzaria Carlitos, na Ponta Verde. O local enfrenta um dilema iminente, já que está em uma região onde os efeitos da erosão costeira, resultado da influência das marés, vêm se intensificando.
Proprietários negociam para evitar procedimento e tentam solução via meio jurídico. Segundo a Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil, um estudo técnico, produzido por engenheiros, apontou a necessidade da remoção imediata da barraca do Carlitos.
O estudo comprovou o avanço do mar no local onde o estabelecimento está construído, atingindo inclusive parte dos muros de contenção da orla. O relatório técnico identificou ainda que há um grave risco de desabamento do local, colocando em risco as vidas dos funcionários e frequentadores do restaurante.
“Além dos riscos apontados pela Defesa Civil, há também uma determinação de demolição da referida barraca, em uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal, perante a 13ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas (Justiça Federal), na qual a sentença determina a retirada de edificação e a recuperação do trecho da orla”, destacou nota encaminhada à imprensa.
E finalizou: “Por fim, importante salientar que o termo de permissão para o funcionamento do restaurante foi emitido em março de 2009, com validade de dez anos. Já, portanto, expirado. A Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil de Maceió reforça que a ação visa proteger vidas de pessoas que utilizam o local e a praia, removendo a construção antes de uma tragédia que se mostrava na iminência de ocorrer”.
Fonte – Extra