O deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-A) recebeu um convite inusitado. Em ofício enviado pelo secretário de Segurança Pública de Alagoas, o delegado Flávio Saraiva, sugere que ele vá conhecer “in loco” o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública em Alagoas.
O convite (veja abaixo) vem após questionamentos feitos pelo deputado esta semana acerca da divulgação das estatísticas criminais.
Embora tenha tido acesso aos números, que são públicos, o parlamentar cobra a “divulgação” das estatísticas pelo governador Paulo Dantas (MDB).
O convite não deixa de ser inusitado, até porque Fábio é delegado de carreira da Polícia Civil de Alagoas e deve conhecer o trabalho do NEAC. Até porque ele ajudava com sua atuação na PC a abastecer estas estatísticas.
“Na oportunidade, poderão ser apresentados os procedimentos para colhimento de informações, bem como todo modelo adotado pelo NEAC para garantir transparência e fidedignidade dos dados divulgados à sociedade alagoana”, diz Saraiva no convite.
“Registro para conhecimento de Vossa Excelência que o NEAC/SSP/AL é considerado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, conforme dados divulgados no Anuário da Segurança Pública de 2022”, reforça o secretário de Segurança Pública de Alagoas.
As estatísticas são publicadas na página da SSP e o deputado aparentemente teve acesso aos dados outubro deste ano em 6 de novembro, antes mesmo dos números serem disponibilizados na internet.
Fonte – Jornal de Alagoas