Duas novas pesquisas de intenção de votos para prefeito em Maceió devem ser divulgadas nesta terça-feira (13).
A do Instituto Big Data será revelada pela Record TV, provavelmente no Jornal da Record. O levantamento, segundo informações registradas no TSE, será com 500 eleitores e apenas a verificação é que deverá ser feita por telefone.
A outra, registrada pelo Paraná Pesquisas, deve ser divulgada num grande veículo nacional. Este último levantamento foi iniciado no último dia 10 e terá e traz, além de questões espontâneas e estimuladas na corrida pela prefeitura da capital, a avaliação do atual prefeito, do governador do Estado e do presidente da República.
A metodologia e a amostragem do Paraná Pesquisa é praticamente a mesma do Ibope, que divulgou na sexta-feira (9), pesquisa com feita por telefone com 504 eleitores. O novo levantamento será com 500 pessoas através de “metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas telefônicas”, avisa o instituto.
A divulgação do resultado do Ibope levou a uma mudança inesperada entre os principais candidatos a prefeito de Maceió. A equipe de campanha do Progressistas avalia que o baixo desempenho do candidato do PP à prefeitura de Maceió, que teve 5% no levantamento de sexta-feira passada, pode ter sido reflexo, em parte, do uso do nome Davi Filho.
Tanto que o nome de urna do candidato mudou. Desde ontem, o nome o registro oficial passou de Davi Filho para ser Davi Davino Filho, como ele é mais conhecido, segundo sua assessoria.
A mudança, no nome, no entanto, não terá efeito nos levantamentos do Paraná Pesquisa e do Big Data, que começaram a ser realizado antes da mudança autorizada pela Justiça Eleitoral.
O que muda
Diferente do Ibope que foi realizado antes da propaganda eleitoral, as nova pesquisas, no entanto, devem trazer as primeiras impressões do maceioense sobre a performance dos candidatos após o início do “guia”.
A maior exposição na rádio e na TV deve beneficiar Davi Filho, JHC (PSB) e Alfredo Gaspar (MDB) e pode prejudicar candidatos como Lenilda Luna (UP) e Corintho Campelo (PMN), que não aparecem na propaganda eleitoral gratuita. A conferir.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior