Um levantamento realizado pelo Instituto DataSensus e divulgado nesta segunda-feira (1/08), com exclusividade pelo BR104, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a intenção de voto à Presidência da República, em Alagoas.
Presidente (estimulada):
De acordo com os dados, Lula aparece na pesquisa com 47,8%, no cenário estimulado, contra 31,5% do atual presidente do país, Jair Bolsonaro (PL). No mesmo cenário, Ciro Gomes do PDT, aparece com 3,6%, e André Janones (Avante) com 2,0%, da intenção de votos entre os alagoanos. 5,2% declararam nulo ou em branco, e cerca de 8,7% afirmaram que não sabem ou não opinaram.
Espontânea:
Já na espontânea, Lula continua na liderança mais com uma pequena queda, o petista tem 42,9% da intenção de votos dos alagoanos. Já o presidente Bolsonaro tem 29,1%, e Ciro Gomes 2%.
Senador (espontânea):
A pesquisa, também realizou um levantamento para o Senado, onde o ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), lidera a pesquisa espontânea de forma isolada, com 21%. Davi Davino Filho (PP), 4,8%, e Mário Agra (PSOL), com 0,5%.
Neste cenário, ao menos 5,3% dos alagoanos votariam branco ou nulo, segundo a pesquisa. 68,3% não sabem ou não opinaram.
Estimulada:
Já na estimulada, Renan aparece com 56,8% da intenção de votos. Davi Davino com 18,5% e Mário com 2,6%. Neste cenário 8,7% das pessoas votariam em branco ou nulo, enquanto 13,4% estão em duvida ou não souberam opinar.
O Instituto DataSensus também registrou os índices de intenção de voto para os candidatos ao Governo de Alagoas, focando nos nomes que mais se destacaram nos últimos dias, que são eles: Paulo Dantas (MDB); Fernando Collor (PTB); Rodrigo Cunha (UB) e Rui Palmeira (PSD).
Governador (espontânea):
No cenário espontâneo, Paulo Dantas (MDB) lidera com 19% da intenção de voto dos alagoanos. Em seguida, o senador Fernando Collor (PTB) aparece com 8%, Rodrigo Cunha (UB) com 5%, e o ex-prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira, com 3% da intenção de voto dos alagoanos.
Neste mesmo cenário, 5% dos entrevistados votariam branco ou anulariam seu voto, enquanto 59% não sabem ou não opinaram.
Estimulada:
No cenário estimulado, Paulo Dantas aparece com 30,7%, contra 18,6% de Collor, 15,5% de Rodrigo Cunha e 12% de Rui Palmeira. O professor Cícero Albuquerque do PSOL aparece com 1,5% da intenção de votos. 7,7% votariam em branco ou nulo e 14% não souberam opinar.
O levantamento realizado pelo DataSensus foi feito entre os dias 29 e 30 de julho, e entrevistou cerca de 5 mil pessoas nos 102 municípios alagoanos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-03104/2022.
Fonte – BR104
#politica #politicaalagoana