O Selo OAB Indica será concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) a cursos de Direito de oito instituições de ensino superior do estado. Esse selo é um indicativo de qualidade do ensino jurídico, com o objetivo de promover um curso que prepare profissionais aptos para o mercado, considerando critérios que levam em conta as realidades social, econômica e jurídica de Alagoas.
As oito instituições foram selecionadas após uma ampla inspeção realizada pelas Comissões de Ensino Jurídico, Exame da Ordem e Acessibilidade da OAB/AL, que visitaram faculdades e universidades em Maceió e no interior. Ao todo, 17 instituições foram avaliadas, mas quatro delas não receberam a visita dos membros da Ordem. Essas visitas ocorreram durante todo o ano de 2023 e no primeiro semestre de 2024, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino e as condições oferecidas aos alunos.
A cerimônia de entrega do Selo OAB Indica para o triênio 2022-2024 acontecerá no dia 11 de setembro, às 18 horas, na sede da OAB, em Jacarecica. Representantes das faculdades selecionadas receberão o selo, que reconhece que o ensino do Direito nessas instituições está alinhado com os padrões esperados de qualidade no ensino superior. Entre as contempladas estão o Centro Universitário Cesmac – Maceió, a Estácio, a Faculdade Cesmac do Agreste, a Faculdade Cesmac do Sertão, a UNIMA | Afya – Centro Universitário de Maceió, a Uninassau Maceió, a UNEAL – Arapiraca e a Ufal.
Segundo Ingrid Dantas, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL, a entrega do selo é o resultado de um longo processo, que teve início na criação do próprio selo. Ela ressalta que a concessão a apenas oito instituições reflete tanto a excelência dessas quanto a necessidade de melhorias no ensino jurídico em Alagoas. O selo beneficia toda a comunidade, pois garante que os profissionais formados nessas instituições estarão preparados para contribuir de forma eficaz para a justiça e os direitos fundamentais da sociedade.
*redação com Extra