O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completa, no dia 16 de setembro, sua maioridade. O evento em celebração dos 18 anos da instituição contou com a presença do deputado federal Daniel Barbosa, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, representando o reitor Josealdo Tonholo, do diretor administrativo do campus, Arnaldo Tenório, e também professores, funcionários e alunos.
Além de celebrar quase duas décadas de formação e desenvolvimento educacional, a o deputado destacou a luta pela emancipação do campus, bandeira levantada por ele, e que busca se transformar na Universidade Federal do Agreste Alagoano (UFAL Agreste).
A proposta conta com o apoio da reitoria da Ufal, além de ter ampla aceitação na comunidade acadêmica e na sociedade local. Uma audiência pública será realizada em breve na Câmara dos Deputados para debater o tema e definir os próximos passos.
“A transformação do Campus Arapiraca em uma universidade independente é um reconhecimento de sua importância para o estado de Alagoas. É um investimento no futuro da educação e no desenvolvimento regional. Estamos avançando com o projeto, e acredito que, com a mobilização de todos, será uma realidade em breve”, afirmou Daniel Barbosa.
Na ocasião, o diretor do campus Arapiraca, professor Arnaldo Tenório, aproveitou para agradecer pelos recursos destinados pelo parlamentar para aquisição de equipamentos para climatização e melhoria de salas de aula.