A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), por meio de um Provimento divulgado no Diário da Justiça Eletrônico nesta quarta-feira (04), ordenou a realização de uma correição no eleitorado do município de Estrela de Alagoas, pertencente à 46ª Zona Eleitoral. A finalidade é investigar as transferências de domicílio ocorridas nos anos de 2023 e 2024.
A decisão de realizar a correição foi tomada após o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deliberar sobre um processo de revisão do eleitorado e aprovar a medida. As atividades de correição devem ser conduzidas de modo a não comprometer os demais procedimentos relacionados às eleições municipais.
O juiz Ewerton Luiz Chaves Carminati, da 10ª Zona Eleitoral, foi nomeado para liderar o processo, que deverá ser finalizado até 15 de setembro, com a entrega de um relatório detalhado. Além disso, uma Portaria da CRE designou o juiz auxiliar Fausto Magno David Alves e os servidores Carlos Cristiano Parente Santos e Fernanda Brito Vieira para formarem uma equipe de apoio à correição.
As investigações envolverão a análise de documentos disponíveis, convocação de eleitores para complementação de dados e vistorias, que podem ser conduzidas por oficiais de Justiça ou servidores do cartório eleitoral. A intenção é verificar se os eleitores possuem residência no município ou qualquer vínculo familiar, profissional, patrimonial ou comunitário, conforme previsto pelo Código Eleitoral.
*redação com informações do TNH1