O Deputado Federal JHC(PSB/AL), foi recebido pelo Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para discutir a situação das pessoas em vulnerabilidade social, o repasse de recursos para os municípios alagoanos, bem como às condições e melhorias de trabalho para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
De acordo com o deputado, “o SUAS ajuda os municípios a salvar vidas. É preciso planejar e, principalmente, priorizar os recursos para que essas famílias tenham uma renda básica mínima e garantam a sobrevivência até que tudo se normalize. E é isso que falta a nível estadual: olhar para aqueles mais vulneráveis e que mais precisam de apoio. Os caminhos existem, basta vontade e independência”, disse.
Na oportunidade, JHC reforçou a necessidade de manter os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) abertos, bem como os cuidados e o fornecimento de matérias de proteção adequados aos profissionais já que os CRAS são portas de entrada para às famílias carentes a diversos serviços essenciais, nesse momento de pandemia.
“São 380 mil famílias alagoanas que dependem do Bolsa Família. Já sobre o Auxílio Emergencial, mais de 57% dos domicílios no estado receberam. A procura já era intensa e com a crise da pandemia, a tendência é que a procura aumente ainda mais”, reforçou JHC.
Durante a reunião, JHC foi informado ainda da recomposição do orçamento e que o Sistema Único de Assistência Social terá disponível R$ 2 bilhões para as famílias que necessitam dos programas sociais.
(Ascom)