Nesta quinta-feira (15), o vereador Samyr Malta (PTC), comentou sobre duas indicações de sua autoria – aprovadas pela Câmara de Maceió, e que serão implantadas nesse período de vacinação contra a Covid-19. A primeira, de 17 de março, se refere à solicitação de um aplicativo para agendamento de vacinas; onde nesta quarta-feira (14), o prefeito JHC assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Recife, para começar a usar a mesma tecnologia já adotada pelo município vizinho, por meio do aplicativo Conecta Recife, que permite que a população realize de forma antecipada, este agendamento.
“Essa é uma medida de fundamental relevância, pois evita com que as pessoas – principalmente as do grupo de risco como os idosos, acabem ficando expostos de maneira desnecessária. O agendamento por meio dessa ferramenta digital, vai proporcionar agilidade para os profissionais, como também comodidade para o acesso até os pontos de vacinação, evitando assim, possíveis aglomerações ou filas de espera como várias vezes foram registradas. Todos saem ganhando, principalmente o público alvo, que poderá planejar o dia e hora da sua imunização”, disse o vereador.
Já a segunda indicação, se refere à solicitação da inclusão de pessoas com Síndrome de Down no grupo de prioridades para a vacinação.
“Fiquei muito feliz quando o governador Renan Filho anunciou que as pessoas com Síndrome de Down foram classificadas no grupo prioritário daqueles que têm comorbidades. Apesar de não haver divulgação pública dos casos de contaminação e morte envolvendo os pacientes Down; cientistas afirmam que esse grupo tem um risco quatro vezes maior de internações, os tornando mais vulneráveis aos quadros severos de Covid-19. A vacina será sinônimo de mais tranquilidade para todos”, finalizou Samyr.
(Ascom)