A diretora do Cosems-AL Nilza Malta (secretária de Saúde de Branquinha) e o coordenador de Apoio Técnico, Joelson Lisboa, participam nessas quarta e quinta-feiras (19 e 20) da Caravana Forma SUS, em Recife. Dentre os assuntos discutidos estão o alinhamento conceitual o SUS – Escola – reorientação da formação em saúde com o provo brasileiro. Durante a tarde de hoje terá um grupo de trabalho para essa reorientação – Programa Nacional de Vivências no SUS – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) – Saúde e equidade.
“A participação de instituições de ensino e serviços de saúde, a discussão sobre as lacunas existentes a curto prazo e a longo prazo políticas públicas assertivas de integração de ensino e serviço e formação de profissionais de saúde por meio de debates ideológicos, práticos e políticos são fundamentais e estruturantes para ofertar a força de trabalho adequada às necessidades do serviço”, destacou Nilza Malta.
Segundo Joelson Lisboa a Caravana está percorrendo as regiões brasileiras com o objetivo de promover discussões, para além do dimensionamento e da força do trabalho, visando sobretudo a formação cada vez mais integrada das instituições de ensino com os serviços de saúde, desde as UBSs e os serviços de média à alta complexidade.