A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) a redução média de 6,79% nas tarifas de energia elétrica para os consumidores atendidos pela Equatorial Alagoas. O novo valor entra em vigor no próximo dia 3 de maio e beneficia cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras no estado.
De acordo com a Aneel, a redução será de 6,78% para consumidores em alta tensão, como grandes indústrias, e de 6,79% para os de baixa tensão, grupo que inclui residências, áreas rurais e iluminação pública.
A queda nas tarifas é resultado, principalmente, da redução de 10,05% nos custos financeiros da distribuidora e da diminuição nos custos de transporte de energia. No entanto, a Aneel decidiu aplicar o mecanismo de diferimento tarifário para evitar um aumento expressivo nas tarifas no próximo ano.
Sem esse mecanismo, a redução média nas tarifas este ano poderia chegar a 11,90%, mas com a contrapartida de um aumento previsto de até 12,61% em 2026. Com o diferimento, a alta no próximo ano será de apenas 0,13%, garantindo maior estabilidade para os consumidores.
A Equatorial Alagoas, responsável pela distribuição de energia elétrica em todo o estado, tem sede em Maceió e movimenta um faturamento anual de aproximadamente R$ 2,93 bilhões.