Em Alagoas, 30.386 inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, vão fazer as provas neste domingo, 18. O número corresponde a 1,26% da população do estado, segundo o Ministério da Gestão.
Em fevereiro, cerca de 30.911 alagoanos estavam inscritos no CNU. Mas, depois que as provas foram adiadas devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, esse número diminuiu porque 525 pessoas desistiram do certame.
Gustavo Lúcio Santos é um dos milhares de candidatos que buscam uma das 6.640 vagas de nível médio e superior ofertadas em 21 órgãos do governo federal. Ele conta que vem se preparando desde o começo do ano.
“Eu sabia que não teria muito tempo porque as provas eram em maio, então eu não estava muito confiante. Depois que as provas foram adiadas, infelizmente por causa de uma tragédia, eu fiquei mais motivado porque ganhei mais tempo”
Gustavo se formou no ensino médio em 2023 e vê o CNU como uma oportunidade para começar a trabalhar. “Seria ótimo conseguir passar em um concurso de primeira. Mas se não rolar, tudo bem. Sou novo, posso tentar outras vezes”.
Todos os candidatos do CNU precisam fazer as duas avaliações, de manhã e à tarde. Nos dois turnos, os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas na sala de prova. “Pode ser que seja cansativo, mas valerá a pena”, avalia Gustavo.
Em Alagoas, as provas serão aplicadas em Maceió e em Arapiraca. Ao todo, serão 74 locais de provas, em escolas e universidades. O governo estadual informou que mais de 500 policiais militares estarão distribuídos nos locais de prova para garantir a segurança.
Fonte – Extra