O concurso público lançado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios foi suspenso. Novo edital será divulgado em breve, segundo afirma o prefeito Júlio Cezar, com correções de salários em algumas categorias, entre as quais os médicos. Aravés de suas entidades representativas, os profissionais iriam à justiça tentar anular o edital publicado no dia 31 de outubro com remunerações abaixo do piso em vigor.
O prefeito atendeu à recomendação do Ministério Público do Estado para suspender o concurso, cujas provas seriam realizadas no dia 17 de dezembro. Com a decisão, o certame será transferido para 14 de janeiro de 2024. Não foi divulgada a data para publicação de novo edital, nem informações sobre os candidatos que já estão inscritos.
O edital do concurso previa pagamento de R$ 1,6 mil para médicos, que têm remuneração básica de R$ 3,6 mil. Essa diferença motivou o Sinmed, sindicato da categoria a decidir entrar na justiça com pedido de suspenção do concurso.
A suspensão do concurso da maneira que foi concebido foi decidida nesta terça-feira (7) em uma reunião entre o prefeito e o promotor de Justiça Dr Ricardo Libório, com o técnico do Ministério Público Ailton Júnior, os procuradores do município Klenaldo Oliveira e Aldo Cardoso, o controlador-geral Marcondes Oliveira e a secretária municipal de Assistência Social Sheila Duarte.
Permanece sem alterações algumas regras do edital ainda em vigor, como a empresa ADM&TEC, banca responsável pelo certame. O número de vagas ofertadas também não deve ser modificado.
“Sabemos que esses profissionais recebem salário base e outros incentivos, como a produção, mas é preciso estar claro no edital tudo o que eles recebem, até para que o Concurso seja mais atrativo para aqueles que desejam concorrer ao certame”, sugeriu o promotor Ricardo Libório.
O prefeito Júlio Cezar disse que todas as retificações sugeridas pelo Ministério Público serão atendidas. “Tudo o que precisar e o que o Ministério Público determinar nós vamos fazer. Decidimos, também, mudar a data do Concurso para que as pessoas que vão fazer o certame do Estado, que acontecerá no dia 17 de dezembro, tenham a oportunidade de fazer o nosso também”, explicou o prefeito.
E continuou. “Estamos trabalhando juntos para que tudo ocorra na maior transparência possível. Inclusive, já pedimos o apoio do Dr Ricardo para que o Ministério Público possa atuar, junto com a Guarda Municipal e a Polícia Civil, no dia da realização das provas do Concurso de Palmeira. Assim, os concurseiros ganham mais um tempinho para estudar”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.
Fonte – Extra