Uma parceria do Iteral e Tribunal de Justiça com a Prefeitura de Palestina
Na última sexta-feira (28) foi realizada a I Feira Agrária do Crédito Fundiário e Justiça Itinerante dos quilombolas de Palestina, na Vila Santo Antônio, contando com a presença do prefeito Jaime do Mercado, representantes do Iteral e do Tribunal de Justiça de Alagoas.
“Nós somos a primeira cidade do Estado a ser contemplada com esse projeto, que é de extrema importância para levar serviços básicos de cidadania às nossas comunidades quilombolas, além de desenvolver a agricultura familiar e conhecer ainda mais suas realidades”, declarou o prefeito Jaime do Mercado.
A Feira Agrária contou com a presença de diversos expositores que apresentaram produtos alimentícios, comercializando também artesanatos e tendo a Casa de Farinha como atração principal. Além disso, a Justiça Itinerante também esteve presente para atender às demandas jurídicas da população, facilitando o acesso à justiça e aos direitos básicos de cidadania. As secretarias do município realizaram ações conjuntas de saúde, assistência social, educação, cultura e agricultura.
Para os quilombolas da comunidade Santa Filomena e Vila Santo Antônio, a Feira Agrária e a Justiça Itinerante são oportunidades para que eles possam conhecer os seus direitos e reivindicá-los junto aos órgãos governamentais. Além disso, foi também uma oportunidade para que os quilombolas possam compartilhar experiências e conhecimentos, promovendo a troca de saberes entre as diferentes comunidades.
“Aprendemos muito por aqui, principalmente sobre agricultura. É uma oportunidade para trocar experiências, valorizar e compartilhar nossas origens e cultura. ”, destacou Maria Célia, presidente de uma das associações quilombolas.
Durante o evento, também houveram apresentações culturais, torneios, standards de cultura quilombola, palestras sobre o meio ambiente e casamentos civis comunitários.