No último dia 05, foi publicada pela Comissão Provisória Estadual da FE Brasil (Federação Brasil da Esperança: PT, PCdoB e PV) uma resolução estabelecendo regras para candidaturas a vereador (a) em Maceió. No documento, há uma série de critérios para candidaturas e filiações de pré-candidato(a)s nos partidos membros para eleição de 2024 em Maceió.
Dentro das principais exigências, estão:
apoio irrestrito ao governo do presidente Lula, ao governo do Estado e oposição ao prefeito JHC, conforme dispõe o texto:
“Artigo 1º – Definir os seguintes critérios para as candidaturas que representarão a Federação nas eleições de 2024:
I – Apoiar e defender o governo Lula, reconhecendo seus programas sociais…;
II – Apoiar e defender o governo Paulo Dantas…;
III – Ser oposição ao Prefeito JHC e apoiar a decisão da Federação quanto à disputa majoritária em Maceió…”
Outra exigência é a necessidade de consenso entre os partidos que compõem a Federação, não podendo ser candidato(a) aquele que seja avaliado por pelo menos um dos três partidos, como prejudicial à disputa interna da chapa.
“Artigo 4º – Fica estabelecido que os Partidos membros da Federação não devem encaminhar filiações de detentores de mandato ou de pré-candidaturas à Vereador(a) de Maceió que critérios para candidaturas e filiações de pré-candidato(a)s nos partidos membros para eleição de 2024 em Maceió. avaliados por ao menos um Partido membro da Federação como prejudiciais à disputa interna da chapa da FE Brasil”.
Leia abaixo a resolução na íntegra: