Em um cenário nacional marcado por queda de 0,4% nas vendas do varejo em novembro, Alagoas surpreendeu ao registrar um crescimento de 0,8%, consolidando sua posição como um dos estados mais resilientes do país.
A pesquisa do IBGE revela uma disparidade nas vendas do varejo entre os estados brasileiros. Apesar do crescimento acumulado de 5% no ano, 17 unidades da federação registraram queda em novembro. Nesse cenário, Alagoas se destaca, com um aumento de 0,8% nas vendas, demonstrando resiliência e um desempenho acima da média nacional.
A média móvel trimestral do varejo, que já mostrava sinais de desaceleração, confirmou a tendência com uma queda para 0,2% em novembro, puxada principalmente pelo desempenho negativo dos setores de veículos e material de construção.
Setores em destaque
O desempenho do varejo foi desigual em novembro. Enquanto setores como veículos e material de construção registraram queda, outros, como informática e vestuário, apresentaram crescimento, demonstrando a heterogeneidade do setor.
“O resultado de novembro no Brasil reflete uma estabilidade pelo segundo mês consecutivo, mas o desempenho acumulado no ano, de 5,0%, é expressivo quando comparado aos anos anteriores”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
Vendas anuais crescem 4,7% no varejo nacional
O comércio varejista registrou um aumento de 4,7% nas vendas em novembro, com destaque para os setores de artigos farmacêuticos (10,2%), tecidos e vestuário (8,0%) e hipermercados (5,4%).
Veículos e material de construção puxaram o crescimento de 2,1% do varejo ampliado.