Aos poucos Alagoas começa a voltar à “velha” rotina. Nesta sexta-feira, Maceió deve entrar na fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado do governo de Alagoas.
Podem reabrir lojas com até 400m2, igrejas com 30% da capacidade, salões de beleza e barbearias com 50%.
Os demais municípios alagoanos seguem na fase vermelha. Continuam como estão até o próximo decreto, que sairá provavelmente no próximo dia 15.
A reabertura de setores do comércio e serviços em Maceió, apesar de autorizada pelo Governo de Alagoas, depende, ainda da decisão do prefeito da capital, Rui Palmeira.
A tendência, avisa a Secretaria de Counicação do município, é seguir o decreto estadual. O novo decreto de emergência em Maceió ainda está sendo elaborado e só deve ser publicado final da manhã desta quinta-feira.
Entre as novidades que o novo decreto da prefeitura deve trazer, além da permissão para funcionamento de lojas, salões e igrejas, está a “reabertura” das praias da capital para atividades que não gerem aglomerações.
Para quem gosta, as caminhadas pela orla devem ser retomadas já nesta sexta-feira. E só. Nada de academia na praia, nem jogos. Isso é certo.
Expectativa
A expectativa de lojistas dos Centro de Maceió, alguns com estabelecimentos fechados há mais de três meses, é reabrir as lojas já nesta sexta-feira, 3 de julho. A reabertura será feita de forma gradual e em novo horário das: 10h às 17h.
De acordo com a Aliança Comercial de Maceió, de 50% a 60% das lojas do Centro devem abrir. “Sabemos que não vai haver grande fluxo pessoas para comprar e a previsão recuperação somente final do ano ou começo do próximo ano”, disse o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Santos, a um site local.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior