No ranking dos municípios que mais vêm investindo na alfabetização e formação de leitores entre alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, Craíbas subiu mais de 50 posições e passou do 87ª para o 36ª lugar. Isto se deve ao trabalho inteligente da gestão do prefeito Teófilo Pereira, que recuperou o impacto deixado na gestão anterior durante a pandemia, quando a cidade foi um dos únicos dois municípios de Alagoas a paralisar 100% das aulas.
Hoje, dentre os municípios que fazem parte da 5ª Gerência Especial de Educação (5ª GERE), Craíbas ocupa a segunda posição, com uma diminuição massiva, nos últimos anos, em percentuais de alunos na fase inicial da alfabetização e com atraso escolar. Durante a gestão do prefeito, os 90% de alunos matriculados que ainda começando a alfabetizando se tornaram 50% e o índice de alunos com distorção idade-série, que era 16%, passou a ser 9,6%.
“Como prefeito, eu tenho muitas missões e uma delas é garantir que todas as crianças do nosso município estejam recebendo uma educação de qualidade, porque esse é o alicerce, essa é a base que ajuda a formar os craibenses do futuro. Nestes últimos anos, a educação de Craíbas avançou muito e vai continuar avançando, eu acredito”, afirma Teófilo.
Pioneirismo nacional
A gestão de Teófilo foi responsável por tornar a cidade um destaque nacional em aprendizado com a inauguração da primeira escola SESI Tec do Brasil, em 2023. O projeto, realizado em parceria com o SESI e a Mineradora Vale Verde (MVV), tem como objetivo formar jovens com a metodologia maker, que promove a ideia de produção de projetos com as próprias mãos, com cursos que envolvem tecnologia, educação profissional e empreendedorismo.
O espaço fica localizado no Centro da cidade, ao lado da sede do INSS, e ocupa uma área de 200m², com capacidade para cerca de 400 alunos e um prédio que conta com energia solar e reuso de água tratada.
Este não é o único prédio com infraestrutura de qualidade para atender os alunos da cidade. Nos últimos quatro anos, foram revitalizadas e modernizadas 13 escolas, incluindo a primeira escola de tempo integral do município. Estas obras simbolizam o compromisso e responsabilidade da gestão em promover uma educação integral e igualitária para os jovens craibenses.