A temporada de cruzeiros 2024/2025 em Alagoas já se destaca como a maior da série histórica, trazendo um impacto significativo para o turismo e a economia local. Apenas no mês de janeiro, mais de 34 mil turistas desembarcarão no Porto de Maceió, atraindo olhares para as belezas naturais e a hospitalidade alagoana.
Nesta quarta-feira (8), dois navios de grande porte marcam o início do mês com suas paradas. O Artania, da empresa Bernhard Schulte, com capacidade para mais de 1.700 pessoas, atracou às 7h e partirá às 13h rumo a Salvador. Já o MSC Grandiosa, com capacidade para cerca de 8 mil pessoas, chegou às 9h, vindo de Salvador, e seguirá posteriormente para Santos.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou o impacto positivo que os cruzeiros têm gerado no estado. “Recebendo mais de 34 mil pessoas em Alagoas, somente através dos cruzeiros, janeiro com certeza irá gerar grandes resultados para segmentos que são ligados de alguma forma ao turismo. Sabemos como os passageiros aproveitam as oportunidades ao chegarem no destino. Isso movimenta a economia, os bares e restaurantes, artesanatos e muito mais”, afirmou.
Desde o início da temporada, com a chegada do navio Costa Pacifica em 18 de novembro de 2024, mais seis cruzeiros já passaram por Maceió, atraindo mais de 36 mil turistas ao estado. Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), a temporada 24/25 registra um aumento significativo na capacidade de leitos, saltando de 141 mil na temporada passada para mais de 148 mil.
A expectativa é que a temporada, que se estende até abril de 2025, injete mais de R$ 80 milhões na economia alagoana, fortalecendo setores como gastronomia, artesanato e transporte.
Com Alagoas consolidada como um dos principais destinos turísticos do Brasil, a temporada reforça a posição do estado como preferência tanto de turistas nacionais quanto internacionais, ampliando sua relevância no cenário turístico global.