Nesta quarta-feira (14), o prefeito JHC assina a ordem de serviço para obras de contenção marítima na Praia do Sobral. Os serviços vão atender a uma reivindicação de cerca de 20 anos da comunidade da região e quem precisa transitar pelo local.
A novidade já é comemorada por Ederaldo José de Almeida, servidor público, que passa pela Praia do Sobral todos os dias de bicicleta para ir trabalhar. “Eu moro no Trapiche e venho por aqui para ir para o serviço. Vai ser um serviço inédito e excepcional. Meu meio de transporte é a bicicleta e ter este espaço aqui com esta obra vai ser ótimo”, disse ele.
Além de usar a Praia do Sobral como rota para o trabalho, Almeida também vai ao local para passear com a família. “Venho com meu filho aqui de bicicleta para ele ver a praia e, realmente, esta obra vai ser ótima para todo mundo que passa por aqui”, acrescentou o servidor público.
Os serviços, que compreendem 140 metros da Praia do Sobral, nas imediações do emissário submarino, vão dar uma nova cara à região. De acordo com o comerciante Humberto Pereira, conhecido como Beto da Praia, a obra vai ajudar a valorizar este trecho da orla que, por muitos anos, foi esquecido.
“A Praia do Sobral é uma das mais bonitas de Maceió e uma das portas de entrada da cidade. Tudo de melhoria que é feito aqui é bom pra gente que trabalha e mora aqui. Vejo esta obra como um grande passo para a Praia do Sobral.
O calçadão da Praia do Sobral é bastante utilizado como espaço para a prática de atividades físicas. A professora Conceição Melo mora nas proximidades da Praça da Faculdade e sempre vai ao local para caminhar. “Com certeza com esta obra, vamos ter mais espaço para caminhar com mais segurança. Via ficar mais seguro andar aqui neste trecho da praia e vai melhorar bastante”, afirmou.
Os serviços
A Praia do Sobral é um dos pontos onde a Prefeitura de Maceió vai executar contenção marítima. A região é o quarto trecho a receber as obras. Os serviços acontecem também em dois trechos na Jatiúca (próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros – antiga Amélia Rosa – e ao Hotel Jatiúca) e no final da orla da Jacarecica. O investimento total é de R$ 30 milhões.
As obras usam blocos de concretos pré-moldados e anéis hexagonais para conter o avanço da maré. A Prefeitura de Maceió é pioneira no País ao usar estes equipamentos.
Os blocos têm tecnologia holandesa, vida útil de 200 anos e atuam como dissipadores de energia da maré. A obra protege a ciclovia, o passeio e as vias de tráfego. Os equipamentos são instalados como uma escada de contenção para impedir o avanço do mar.
Fonte – TNH1