A família alagoana da criança Maria Helena conseguiu, nesta terça-feira (26), o fornecimento do medicamento Zolgensma pelo Ministério da Saúde, bem como o apoio do Governo de Alagoas para custear todo o tratamento necessário para a menina. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda.
O tratamento, com um custo de até R$ 7.827.447,84, é a única opção para interromper o avanço da doença e o medicamento finalmente foi concedido para o processo ser iniciado, antes que ela complete dois anos de idade.
A condição para o fornecimento da medicação foi de que, todo o custeio do tratamento fosse feito pelo estado, inclusive sua aplicação. A família corria contra o tempo para conseguir a liminar, quando faltava apenas sete dias para a criança precisar tomar a medicação.
“Em nome da minha família, estou aqui com o coração de gratidão, agradecendo ao estado pela oportunidade de poder salvar a vida da minha filha e acalmar o coração da minha família”, disse a mãe da criança.