Com um ano e dois meses desde a aprovação da lei que criou a Secretaria Municipal da Mulher na Prefeitura de Penedo, a SEMU faz um balanço das ações voltadas para as mulheres penedenses. Nunca antes na história de Penedo houve uma pasta exclusivamente voltada para as mulheres, e sua criação se deu pela iniciativa do prefeito Ronaldo Lopes, visando valorizar as mulheres por meio de ações e apoio. “Desde sempre procurei formas e ideias que valorizariam e apoiariam as mulheres penedenses. Criamos, de forma inédita, a Secretaria Municipal da Mulher, a qual tem realizado um trabalho fantástico de apoio e acolhimento às mulheres penedenses”, destacou Ronaldo Lopes.
A SEMU implementou diversas ações, incluindo a criação das ‘Salas Lilás’ – locais de acolhimento para mulheres que sofrem violência, instaladas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Além disso, efetivou o programa “Ela se Garante”, que oferece três modalidades essenciais: defesa pessoal, empreendedorismo e dança. Outras ações incluem o “Deixe Ela Quieta”, que realiza conscientizações para combater o assédio e a importunação sexual durante festividades e eventos em Penedo, e o programa “Movimento Mulher 360º”, que realiza reuniões com a comunidade para reflexão, mobilização e educação para enfrentar toda forma de preconceito e de violência, principalmente contra mulheres, pessoas negras e religiões de matriz africana.
A SEMU também se empenhou na criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, um órgão colegiado formado por representantes do governo e da sociedade civil organizada, visando promover a igualdade de gênero. Outras iniciativas incluem o Espaço de Convivência das Mulheres, na própria sede da secretaria, que também é um local de acolhimento para todas as mulheres de Penedo que solicitam ajuda e apoio, além do evento 8M Penedo, que contou com mais de 20 mil reais em premiações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A SEMU ainda criou a Rede de Proteção à Mulher – uma página na internet dedicada a orientações para mulheres que sofrem qualquer tipo de abuso, além de também conter contatos de como as mulheres podem procurar as autoridades competentes.
Somente em 2023, a SEMU ofereceu uma ampla gama de serviços, incluindo cursos profissionalizantes, beneficiando 144 alunas em áreas como fabricação de pães, industrialização de doces, inclusão digital e estética. As 14 edições da Tenda da Mulher prestaram serviços de beleza e bem-estar para 1.339 mulheres, com atividades como penteados, maquiagem, limpeza de pele, esmaltação de unhas e massagens. Serviços rotineiros na sede e em povoados locais, incluindo dança e defesa pessoal, atenderam a 244 mulheres ao longo do ano. “Estamos comprometidos em promover a igualdade de gênero e o protagonismo feminino, além de combater todas as formas de violência contra as mulheres. Desde a criação da secretaria estamos avançando em programas que empoderam as mulheres, fortalecendo a rede de proteção para garantia dos direitos da mulher, ofertando serviços diários para cuidar da saúde física e mental, proporcionando oportunidades para inserção no mercado de trabalho e ofertando cursos profissionalizantes, conquistando assim a independência financeira de cada participante”, ressaltou a Secretária Municipal da Mulher, Mariana Barbosa.