O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou, na manhã desta terça-feira (14), a previsão de risco de eventos geo-hidrológicos em diversas regiões do Brasil. Entre as áreas com alerta, Maceió foi classificada com risco moderado para a ocorrência de eventos hidrológicos.
Segundo o Cemaden, as chuvas previstas devem ocorrer de maneira distribuída durante o dia, podendo formar pancadas com intensidade moderada a forte. O órgão alerta para a possibilidade de enxurradas, inundações de córregos urbanos e alagamentos temporários em áreas mais baixas da cidade.
Além da capital alagoana, outras cidades do Nordeste também apresentam risco, como Aracaju (SE), Recife, Serra Talhada e Petrolina (PE), Picos, Floriano e Teresina (PI), e Santa Inês-Bacabal e São Luís (MA).
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o estado de Alagoas nesta segunda-feira (13), com validade até às 10h desta terça-feira.
O alerta amarelo, de perigo potencial, prevê chuvas entre 20mm e 30mm por hora, podendo chegar a 50mm por dia, com ventos fortes de até 60km/h. Já o alerta laranja, de perigo, indica chuvas mais intensas, de 30mm a 60mm por hora, com acumulados diários de até 100mm, além de ventos igualmente fortes.
O órgão alerta para riscos de alagamentos, quedas de energia elétrica, galhos de árvores e descargas elétricas. A população deve redobrar os cuidados, principalmente em áreas mais vulneráveis.
Fonte – Cada Minuto