Com 57,12% dos votos válidos, a chapa 1 “Evoluir com ética e responsabilidade” venceu as eleições para a nova direção do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). Os conselheiros eleitos ainda farão uma votação interna para escolher entre eles o presidente, o vice da entidade e o representante no Conselho Federal de Medicina (CFM).
A posse dos novos eleitos ocorre no dia 1º de outubro de 2023. O mandato segue até 2028.
O pleito aconteceu de forma remota e durou dois dias (das 8h do dia 14 de agosto às 20h do dia 15). Ao todo, 4.464 votos foram computados, dos quais 2.463 foram para a chapa 1 e 1.849 (42,88%) para a chapa 2, que tinha como lema “Renova Cremal”. Votos em branco somaram 62 e nulos, 90.
Esta foi uma das eleições mais concorridas dos últimos 20 anos no Conselho de Medicina de Alagoas. O grupo vencedor está no comando da entidade há, pelo menos, quatro gestões. O atual presidente, Fernando Pedrosa, e o vice, Emanuel Fortes, apoiaram e estão na chapa vitoriosa.
A chapa 1 defende a vigilância e controle na abertura dos cursos de medicina como forma de proteger o mercado dos profissionais, critica programas como o “Mais Médicos” e a importação de profissionais de outros países.
Pedrosa afirmou que os médicos enfrentam problemas nos locais de trabalho, em todo o País. “Temos um contingente muito maior do que a capacidade do mercado absorver, com risco de saturação”. Isto acontece, porque, segundo ele, estão colocando médico bacharel no mercado. “Isto não pode acontecer”, alertou.
Já a chapa 2, liderada pelos médicos Marcos Gonçalves e Mardjane Alves de Lemos Nunes, defendia uma composição na formação do novo Conselho Regional de Medicina com diferentes correntes políticas, ações itinerantes e aproximação da comunidade científica, qualidade dos serviços profissionais, fiscalização nos ambientes de trabalho e qualidade nos serviços prestados à população.
Fonte – GazetaWeb