Mais um flagrante de crime ambiental foi registrado às margens da Lagoa Mundaú, afetando diretamente a paisagem da Orla Lagunar, situada na região do Vergel do Lago, em Maceió, e a vida das pessoas que moram naquela região. Centenas de pneus foram descartados de forma irregular, misturados ao lixo e vários animais.
Este incidente não é um caso isolado; infelizmente, a prática de descarte inadequado de resíduos tem se mostrado recorrente na área. Do atual flagrante, até o momento, os responsáveis não foram identificados.
As consequências desse tipo de ação negligente não se limitam apenas à poluição visual. No ano passado, mais de 50 trabalhadores de limpeza urbana foram vítimas de ferimentos ao manusear materiais perigosos, como os pneus descartados, misturados com o lixo comum.
Esse episódio serve como um lembrete contundente dos perigos e impactos prejudiciais do descarte irregular de resíduos. Além de comprometer a estética e a qualidade do ambiente, tal prática representa uma ameaça significativa à saúde pública e ao ecossistema local, além dos riscos à saúde devido ao surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti.
Procurada, a assessoria da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) informou que a prática se caracteriza descarte irregular. Sendo assim, o órgão irá ampliar a fiscalização na região, impedindo os infratores de realizarem o despejo de resíduos.
No entanto, é crucial que a população também assuma sua responsabilidade em relação ao descarte adequado de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a segurança de todos.
Para fazer denúncias e solicitações, o cidadão deve ligar diretamente nos canais da Central de Monitoramento da ALURB, que atende pelo 0800 082 2600 ou pelo whatsapp 98802-4834.
Fonte – GazetaWeb