Imagine receber um alerta no celular avisando sobre um risco iminente de inundação ou deslizamento antes que a situação se agrave. Essa será a nova realidade em Alagoas com a chegada do Defesa Civil Alerta (DCA), um sistema que utiliza a tecnologia cell broadcast para enviar mensagens sonoras e visuais diretamente aos telefones móveis da população em áreas de risco. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, tem previsão de lançamento até o final de abril.
Para que o sistema funcione plenamente, agentes da Defesa Civil de Alagoas começaram um treinamento especializado nesta segunda-feira (31). A capacitação, conduzida por técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), abordará desde o funcionamento da tecnologia até estratégias de comunicação eficazes para garantir que os alertas cheguem de forma clara e rápida aos cidadãos.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, destaca o impacto positivo do novo sistema na prevenção de tragédias.
“Salvar pela prevenção é o maior objetivo do Governo do Estado e da Defesa Civil de Alagoas. Hoje, Alagoas tem uma cobertura de 100% do seu monitoramento. Nós conseguimos emitir alertas muito antes que a chuva consiga chegar e os rios transbordarem. Essa ferramenta vem, justamente, para deixar a gente ainda mais preparado para que a resposta seja dada de imediato, e para que os municípios possam colocar em prática os seus planos de contingência”, afirmou Melo.
Como Funciona o Sistema?
A operação do Defesa Civil Alerta será simples e eficiente. Assim que for detectado um risco, a Defesa Civil Estadual emitirá um alerta para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que o repassará às operadoras de telefonia. Todos os celulares ativos na área atingida receberão automaticamente a notificação sonora e visual, sem necessidade de cadastro prévio.
“Por exemplo: vamos emitir um alerta de inundação para o Vale do Mundaú. Consequentemente, todos os telefones do Vale do Mundaú irão receber esse sinal sonoro, um bipe, que só cessará quando o usuário acessar o conteúdo e ficar ciente do que está acontecendo para se proteger”, explicou Moisés Melo.
A implementação do sistema em Alagoas faz parte de um processo nacional. No ano passado, técnicos do estado já haviam recebido treinamento inicial em Brasília para atuar como multiplicadores do conhecimento.
Experiência de Outros Estados
Petrópolis (RJ), uma cidade frequentemente afetada por deslizamentos e chuvas intensas, participou do projeto-piloto do sistema e já utiliza a tecnologia para alertar sua população. A diretora de monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Eduarda Conde, está em Alagoas ajudando na capacitação dos agentes locais.
“Petrópolis participou do projeto-piloto em agosto do ano passado, então a nossa equipe passou por uma série de capacitações dessa ferramenta, que é uma novidade no Brasil. Desde então, nos tornamos aptos a fazer o envio desses alertas. E agora, a gente está aqui capacitando os estados do Nordeste para que também se tornem aptos a emitir esse tipo de alerta, via tecnologia Cell Broadcast”, explicou Conde.
A expectativa é que a nova ferramenta entre em funcionamento nas próximas semanas, tornando Alagoas um estado ainda mais preparado para prevenir e minimizar os impactos de desastres naturais.