Enquanto municípios como Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios, em Alagoas, não elegeram nenhuma mulher para suas câmaras municipais, Atalaia seguiu um caminho oposto. A prefeita Ceci, reeleita com 79,95% dos votos válidos, consolidou uma das maiores vitórias políticas da história do município. Além de sua expressiva reeleição, cinco das 13 cadeiras da Câmara Municipal foram conquistadas por mulheres, todas apoiadas por Ceci.
As vereadoras eleitas foram:
Mécia da Saúde (MDB) – 1.350 votos
Maria da Comesa (PP) – 1.224 votos
Lays Melo (MDB) – 994 votos
Rosi do Yai (PP) – 877 votos
Joana Darck (MDB) – 861 votos
Para Ceci, a vitória vai além de uma conquista pessoal. Seu apoio decisivo à candidatura dessas mulheres fortalece um movimento por mais representatividade na política.
“Em uma realidade onde a sub-representação feminina ainda é uma barreira, especialmente em câmaras municipais de cidades do interior, o cenário em Atalaia se destaca como um exemplo de avanço. Nunca no município tivemos um número expressivo de mulheres dentro da Câmara. Já é um começo que representa mudança”, reforçou a prefeita.
Ceci também destacou que as vereadoras eleitas representam a força das mulheres de Atalaia e o compromisso com uma gestão voltada para a igualdade, inclusão e o futuro do município. “Nossa cidade tem mulheres capazes, e isso foi comprovado nesta eleição. Estamos unidas para fazer ainda mais,” declarou a prefeita.