A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) de Maceió informou que, em 2025, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não serão enviados aos domicílios. Para efetuar o pagamento do imposto, os contribuintes devem acessar exclusivamente o site da Sefaz para emitir a guia de pagamento: online.maceio.al.gov.br/n/iptu2025/.
Os cidadãos poderão pagar o IPTU à vista com 10% de desconto até o dia 28 de fevereiro, desde que efetuem o pagamento em cota única. Para obter a guia, é necessário informar o número de inscrição municipal do imóvel, que pode ser encontrado em boletos anteriores do IPTU. Caso o contribuinte tenha dificuldades em localizar a inscrição, o órgão oferece atendimento por e-mail (atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br) ou presencialmente.
O atendimento presencial deve ser agendado previamente. O contribuinte pode agendar na sede da Sefaz, localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, ou em um dos postos de atendimento do Já! Maceió, localizados no Maceió Shopping e na Galeria do Benedito Bentes, próximo ao Pátio Shopping. Os agendamentos podem ser feitos nos sites www.online.maceio.al.gov.br/1/ver_servico/6/65/agendamento/ (para a sede) e em ja.al.gov.br/ (para os postos Já!).
Phillippe Félix, diretor de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, destacou que a medida de digitalizar o processo de pagamento do IPTU traz mais praticidade e economia para o município. “O IPTU Digital tem sido uma grande vantagem para os cidadãos, pois elimina a necessidade de deslocamento, reduz o tempo de espera e facilita o pagamento, com opções como Pix e QR Code”, afirmou o diretor.
Os contribuintes também têm a opção de parcelar o IPTU em até 10 vezes a partir de março, mas sem o desconto. A Secretaria de Fazenda alertou que não enviará links, mensagens por SMS ou WhatsApp com boletos ou códigos de pagamento. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com a Sefaz através do e-mail informado.