O período carnavalesco em Alagoas foi marcado por uma significativa redução de 37,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), conforme anunciado pelo Governo do Estado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15). No Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, o governador Paulo Dantas apresentou o balanço das ocorrências atendidas pela Segurança Pública durante os dias de folia.
Os números revelaram que este foi o melhor resultado dos últimos 14 anos, superando até mesmo os registros dos Carnavais de 2021 e 2023. Ao longo do período, foram atendidos 10 casos de CVLI, sendo a maioria (seis ocorrências) no sábado de Carnaval. Nos demais dias da festa, houve um registro de morte violenta intencional em cada um, com exceção da segunda-feira, que não teve casos desse tipo.
Além da redução nos CVLI, a operação policial resultou na apreensão de 17 armas de fogo, indicando uma diminuição de cinco armas em comparação com o ano anterior. Também foi registrada uma queda de 25,4% nos roubos a pessoas, com 44 casos neste ano contra os 59 ocorridos em 2023.
No que se refere ao tráfico de drogas, as ações policiais resultaram no recolhimento de aproximadamente 6,3 kg de entorpecentes, representando uma redução de cerca de 4 kg em comparação com o ano anterior.
O resultado positivo evidencia os esforços e a eficácia das ações de segurança durante o Carnaval, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para os foliões e a população em geral.