Um grupo de candidatos aprovados no último concurso público da prefeitura de Joaquim Gomes, na zona da mata de Alagoas, cobram a nomeação para assumir os cargos. Eles procuraram o 7Segundos, na última quarta-feira (05), para denunciar irregularidades cometidas pela gestão municipal.
As provas do concurso aconteceram no dia 28 abril de 2019 e o certame homologado em 08 de agosto do mesmo ano. Segundo os candidatos, 40 aprovados foram convocados nos dias 11 de fevereiro e 16 de março deste ano, mas nenhum prazo foi dado para a nomeação.
Dos convocados [veja lista no fim da matéria] para os cargos de auxiliar de sala, mecânico, professor, auxiliar de serviços gerais, eletricista, gari, motorista, patrolista, guarda municipal, médico, contador, farmacêutico, apenas os dois últimos foram nomeados.
Uma das aprovadas, que prestou concurso para o cargo de professor, informou que após a entrega dos documentos e exames exigidos no edital, os candidatos teriam 30 dias para serem nomeados, prazo que poderia ser prorrogado por mais 30. “Estamos aguardando e a prefeitura não diz uma data correta. Não dá satisfação aos aprovados no concurso público”, comentou a jovem que preferiu não se identificar.
Ela revela ainda que, recentemente, a secretária de Educação do município foi questionada sobre as convocações em entrevista a uma rádio local. “Ela disse que todos os profissionais foram chamados, sendo que essa afirmação está completamente errônea. Não sabemos como o município está fazendo para administrar as aulas remotas, visto que existiam vários contratados e eles alegam ter demitido”, informou.
Os candidatos denunciaram tais irregularidades ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). No documento emitido ao promotor de justiça da comarca de Joaquim Gomes, Paulo Barbosa, e que o 7Segundos teve acesso, os candidatos também denunciam contratações irregulares, demonstrando que o município fere a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 37, onde não se aplica o princípio da impessoalidade.
Fonte – 7 Segundos